Já aconteceu de você revisar os relatórios diários da operação e sentir que falta algo? Que os números até mostram o que aconteceu, mas não explicam por que aconteceu? Ou seja, você tem em mãos volumes, prazos, taxas de desempenho… mas o que ficou de fora? A visão computacional pode te ajudar!
Por exemplo: por que determinada etapa atrasou? Houve um gargalo na linha? Algum item foi manuseado de forma incorreta? O que a câmera do galpão registrou no momento em que o ritmo caiu? É nesse ponto que entra a visão computacional.
Essa tecnologia permite que máquinas interpretem imagens e vídeos ao “enxergar”, e analisar em tempo real o que acontece na operação. Logo, câmeras comuns se tornam sensores inteligentes capazes de identificar falhas, desvios, padrões de comportamento e oportunidades de melhoria que os relatórios tradicionais não mostram.
Por exemplo, se uma empilhadeira entrou na área errada, o sistema sinaliza automaticamente. Percebe a relevância da visão computacional para otimizar a operação? Preparamos este conteúdo para detalhe o assunto. Continue a leitura!
- O que é visão computacional e por que ela importa para as empresas?
- Quais são os benefícios da visão computacional para sua operação?
- Como implementar visão computacional na sua operação?
O que é visão computacional?
A visão computacional é uma tecnologia de ponta que permite que máquinas “enxerguem” e “entendam” o mundo, da maneira parecido com os humanos. Ela usa câmeras, sensores, Inteligência Artificial (IA) e outros algoritmos avançados para capturar e analisar imagens.
A partir disso, é possível identificar padrões, objetos e situações que talvez passem despercebidos por observadores humanos. Isto é, não entenda errado: sua equipe de inspeção provavelmente faz um excelente trabalho. No entanto, a visão computacional faz esse processo de forma mais rápida e precisa.
Isso porque, ela consegue monitorar todos os detalhes, sem deixar passar nada, e detectar falhas que um ser humano poderia não perceber. Quer dizer, enquanto uma pessoa costuma levar horas para revisar dados ou imagens, a visão computacional processa tudo instantaneamente.
Quais são os benefícios da visão computacional para sua operação?
A vida de um gestor não é fácil: os relatórios chegam, mas nem sempre eles trazem a resposta que você precisa. Logo, você quer entender a raiz do problema, não apenas o sintoma. Nesse sentido, a visão computacional vem para resolver isso. Entenda!
Automação de tarefas
Imagine poder contar com uma máquina que faz todo o trabalho de inspeção e medição sem erros, sem pausas e complementada intervenção humana. Isso é o que a visão computacional oferece.
Desse modo, tarefas repetitivas que antes dependiam de um operador humano, como medir as dimensões de um produto, agora conseguem ser feitas automaticamente. Isso reflete em menos custos e menos erros, além de aumento na produtividade e qualidade.
Eficiência no uso de recursos
A visão computacional se adapta rapidamente às condições de sua operação, ajustando parâmetros de máquinas e processos conforme necessário. Isso ajuda a economizar energia, reduzir desperdícios de materiais e contribuir para uma operação mais sustentável.
Ou seja, você ganha em performance e ganha pontos na responsabilidade ambiental. Lembre-se: hoje em dia, a sustentabilidade é um dos focos mais importantes para muitas empresas. Inclusive, cerca de 70% dos brasileiros consideram o comprometimento ambiental das marcas um fator importante na decisão de compra. Lembre-se disso!
Velocidade e precisão
Se sua operação ainda depende de inspeções manuais, você já sabe que os erros podem resultar em perdas de tempo e dinheiro. Já a visão computacional é instantânea e precisa.
Quer dizer, ela detecta problemas ou melhorias em tempo real, possibilitando que você tome decisões rápidas, otimize processos e aumente o desempenho sem perder qualidade. Então, o resultado trazido é menos retrabalho e menores custos operacionais.
Quer entender melhor? A Siemens é um exemplo de quem já colhe os frutos da visão computacional. Nas fábricas da empresa, essa tecnologia foi integrada para identificar falhas em peças e componentes automotivos.
Isso é possível ao contar com câmeras de alta resolução e algoritmos de machine learning. Assim, imperfeições em peças metálicas ou falhas de montagem são detectadas automaticamente, ainda na linha de produção.
Como implementar visão computacional na sua operação?
Adotar visão computacional é um passo tecnológico avançado, mas não significa que seja complicado ou fora da sua realidade. Pelo contrário: a tecnologia é escalável, adaptável e pode gerar retornos elevados desde o início. Entenda!
Soluções sob medida para sua operação
Não importa se sua empresa está em fase de expansão ou já opera em larga escala.
A visão computacional é capaz de ser personalizada conforme o tamanho, o tipo de processo e os objetivos do negócio.
Integração com o que você já usa
A visão computacional não precisa reinventar a roda, entende? Em outras palavras, ela se conecta facilmente com sistemas como ERP, WMS ou MES, oferecendo uma visão 360° da operação em tempo real.
Para facilitar a compreensão, pense como um novo sensor de um carro que se conecta ao painel digital já existente. Ele não substitui nada, só amplia a capacidade de análise e resposta do sistema.
ROI e resultados visíveis desde o início
Empresas que já implementaram visão computacional relatam redução de custos operacionais, menos desperdícios e aumento na qualidade dos produtos.
Por exemplo, a Siemens, a tecnologia é usada para identificar falhas em componentes automotivos diretamente na linha de montagem. Dessa forma, você ganha produtividade e reduz perdas.
Se você já lidou com o retrabalho ou com o custo de uma falha não detectada, sabe o quanto isso faz diferença no fim do mês. Concorda?
Aproveite o potencial da visão computacional com ajuda da Monsten
Se você chegou até aqui, já deu para perceber que visão computacional não é só uma tendência. Isto é, sabemos que lidar com falhas, retrabalho e falta de visibilidade operacional pode ser desgastante. Mas isso pode mudar com a visão computacional. Na Monsten, desenvolvemos soluções sob medida que integram tecnologia de ponta com o que você já usa. Vamos conversar sobre como aplicar isso no seu negócio? Fale com um dos nossos especialistas e saiba enxergar além dos relatórios!