O mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis cresce cada vez mais. Nos últimos anos, o número de downloads explodiu: saiu de 64 bilhões em 2012 para quase 230 bilhões em 2021, segundo um relatório da Statista.
Ou seja, os apps se tornaram parte importante do dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, eles são uma grande oportunidade para empresas que querem se destacar no mundo digital.
Logo, se o seu negócio busca inovação e transformação digital, investir em um aplicativo próprio pode ser um grande diferencial. Um app bem desenvolvido melhora a experiência do cliente, agiliza processos internos e abre novas possibilidades de negócio.
Quer entender melhor sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis e como aproveitar essa oportunidade para crescer no mercado? Continue a leitura e acompanhe:
- O que é desenvolvimento de aplicativos móveis?
- Principais plataformas para o desenvolvimento de aplicativos
- Como Big Data, IA e Cloud potencializam a experiência em app?
O que é desenvolvimento de aplicativos móveis?
O desenvolvimento de aplicativos móveis é o processo de planejar, programar e lançar softwares para dispositivos portáteis, como celulares, tablets e relógios inteligentes. Para entender melhor, imagine que criar um aplicativo é como construir uma casa:
- primeiro, vem o projeto (planejamento e design);
- depois, a construção (programação e testes);
- por fim, a inspeção e ajustes (os testes e otimizações) para garantir que tudo esteja perfeito antes de entregar a chave ao novo proprietário.
O que envolve o desenvolvimento de aplicativos móveis?
O termo desenvolvimento de aplicativos móveis pode ser entendido de duas maneiras: de forma mais abrangente ou mais específica.
De forma ampla
Envolve todo o ciclo de vida do app. Isso inclui desde a estratégia inicial, passando pelo design, desenvolvimento, testes, lançamento e atualizações contínuas.
De forma específica
Pode se referir apenas à programação e implementação do app em si, ou seja, à parte mais técnica do processo.
Dispositivos e plataformas mais comuns
Os apps podem ser criados para vários dispositivos e sistemas operacionais, como:
- Smartphones e tablets – Android (Google) e iOS (Apple);
- Relógios inteligentes – Apple Watch e Wear OS (Google);
- Consoles portáteis – Nintendo Switch, Steam Deck;
- Outros dispositivos conectados – como leitores eletrônicos e smart TVs.
5 Principais plataformas para o desenvolvimento de aplicativos
Existem várias opções, cada uma com suas características, que atendem melhor dependendo das necessidades do seu projeto. A seguir, confira 5 delas!
1. React Native
Se você quer um app para Android e iOS usando uma única base de código, o React Native é a solução perfeita. Ele usa JavaScript e React e é super popular, permitindo que você crie um aplicativo que funcione bem em ambas as plataformas, economizando tempo e dinheiro.


2. Flutter
O Flutter é outra excelente opção, ainda mais se você quer algo que seja visualmente atraente e altamente personalizável. Criado pelo Google, ele usa a linguagem Dart e oferece widgets personalizáveis que possibilitam criar interfaces realmente únicas.
3. Xamarin
Se sua empresa já está acostumada com .NET e C#, o Xamarin pode ser a melhor escolha. Ele permite criar apps nativos para Android e iOS, compartilhando até 90% do código entre as plataformas.
Ou seja, é possível aproveitar todo o poder das APIs nativas e obter o melhor desempenho, sem precisar escrever o código duas vezes.
4. NativeScript
Quem deseja criar apps totalmente nativos com acesso direto às funcionalidades do dispositivo pode se beneficiar com o NativeScript. Usando JavaScript, Angular ou TypeScript, ele tende a criar um app que oferece desempenho superior, sem precisar aprender novas linguagens.
5. Android Studio & Xcode
Para quem quer um controle total sobre o desenvolvimento, Android Studio e Xcode são as ferramentas nativas ideais para desenvolver exclusivamente para Android e iOS, respectivamente.
Como Big Data, IA e Cloud potencializam a experiência em app?
Essas tecnologias impactam como os aplicativos funcionam, tornando a experiência do usuário muito mais personalizada e eficiente. Entenda!
Big Data
Big Data nada mais é do que a coleta e análise de uma grande quantidade de dados. Dessa maneira, o aplicativo entende o comportamento do usuário em tempo real e oferece uma experiência super personalizada.
Pense no Netflix, que usa Big Data para entender os filmes e séries que você gosta de assistir. Com base nisso, o app recomenda novos conteúdos alinhados com o seu gosta. Isso faz com que o usuário se sinta entendido e continue usando o serviço.
Inteligência Artificial (IA)
A IA é o que coloca o “inteligente” nos aplicativos. Ela analisa dados para prever o que o usuário precisa ou gosta, oferecendo uma experiência ainda mais fluida.
Já usou o Siri ou o Google Assistant, por exemplo? Esses assistentes virtuais utilizam IA para entender seu comando de voz e responder de forma natural. É como ter uma conversa com o seu app, e ele entender exatamente o que você quer.
Cloud Computing
Com Cloud Computing, o aplicativo não precisa guardar todos os dados no seu celular. Em vez disso, ele usa servidores na nuvem para armazenar e processar tudo. Isso melhora a performance do app e ainda garante que ele seja acessível a qualquer hora, de qualquer lugar.
Por exemplo, aplicativos como Spotify e Google Photos armazenam diversas informações na nuvem. Com isso, você acessa suas músicas ou fotos de qualquer dispositivo, sem ocupar espaço no celular.
Conte com a Mosten para criar soluções personalizadas
Como você reparou, investir no desenvolvimento de aplicativos móveis é importante para empresas que querem se destacar na era digital. Afinal, com o uso constante de smartphones, os apps ajudam a melhorar a experiência dos clientes e agilizar processos dentro das empresas.Então, se você pretende criar um aplicativo para a sua empresa, a Mosten está aqui para ajudar. Oferecemos soluções como Big Data, Inteligência Artificial e Cloud Computing. Quer entender melhor? Fale com o nosso time!

