Pense em uma empresa com ótimos produtos e uma equipe apaixonada pelo que faz, mas que ainda toma decisões no “feeling” ou na intuição. Enquanto isso, seus concorrentes estão um passo à frente, aproveitando a ciência de dados e a inteligência artificial para entender melhor o mercado.
Empresas que usam essas ferramentas têm 5,5 vezes mais chance de conquistar a fidelidade dos clientes. E ainda, mais de 7,4 mais probabilidade de crescer acima de 20% ao ano. Os dados são do Aberdeen Group.
Porém, muitas organizações encontram desafios na hora de alinhar a tecnologia às necessidades do negócio, o que faz com que esse potencial fique subaproveitado. Então, você consegue imaginar o que impede de transformar dados e tecnologia em resultados reais no dia a dia? Continue a leitura e entenda!
- O que são ciência de dados e inteligência artificial?
- Por que ciência de dados e inteligência artificial são importantes?
- Quais são os desafios comuns da empresa e como ciências de dados e inteligência artificial resolvem?
O que são ciência de dados e inteligência artificial?
A ciência de dados contribui para entender o que os dados querem dizer. Já a inteligência artificial faz as máquinas usarem essa informação para agir de forma inteligente. Saiba mais!
Ciência de Dados
Ciência de dados é o trabalho de vasculhar grandes quantidades de informações para entender o que elas estão dizendo.
Por exemplo, pense em um tribunal que tem milhares de decisões para analisar. Com ciência de dados, é possível descobrir se essas decisões seguem um padrão ou se há alguma incoerência.
Para sua empresa, isso quer dizer que as decisões passam a ser baseadas em fatos e números, não só na intuição ou no “achismo”.
Inteligência Artificial
Inteligência artificial é quando ensinamos os computadores a pensar, aprender e resolver problemas como se fossem humanos.
Que tal um exemplo para facilitar a compreensão? Assistentes virtuais que entendem seu pedido por voz, ou chatbots que respondem clientes no site, são aplicações reais de inteligência artificial.
Outro exemplo real do uso da IA ocorreu com um dos nossos clientes, uma das maiores empresas do setor agrícola no Brasil. Ela implementou soluções de inteligência artificial para otimizar a logística e a gestão do estoque, antecipando demandas e reduzindo desperdícios.
Com isso, a empresa conseguiu melhorar a eficiência operacional e oferecer um atendimento mais ágil e personalizado aos seus clientes no setor agrícola.
Por que ciência de dados e inteligência artificial são importantes?
Ciência de dados e IA ajudam o seu negócio a tomar decisões rápidas e certeiras. Isso é o que faz a diferença entre crescer ou ficar para trás. Saiba mais!
Transformar dados em decisões
A ciência de dados é como uma lupa que ajuda a enxergar além do óbvio. Ela analisa grandes volumes de informações para revelar padrões, tendências e comportamentos que passariam despercebidos.
Com isso, as decisões deixam de ser baseadas apenas na intuição e passam a se apoiar em fatos concretos. Ao fazer isso, a sua empresa são 19 vezes mais propensas a serem lucrativas. Não para por aí, ela também é 23 vezes mais apta a conquistar clientes novos e 6 vezes melhores em manter os atuais. Isso segundo o McKinsey Global Institute.
Automatizar processos com inteligência
Mas IA vai muito além de simples automação. Ela aprende, entende e age para resolver problemas complexos do dia a dia. Um exemplo disso é o chatbot inteligente de um dos nossos clientes.
Antes, a empresa sofria com atrasos na resolução de problemas internos e dificuldade para acessar dados importantes para a gestão. Após implementar um chatbot inteligente, foi possível usar ciência de dados e IA para:
- resolver chamados de TI em menos de 1 minuto;
- disponibilizar informações estratégicas na hora certa;
- reduzir a carga de trabalho do time de TI;
- gerar análises profundas para identificar oportunidades de melhoria constante.
Quais são os desafios comuns da empresa e como ciências de dados e inteligência artificial resolvem?
Essas ferramentas podem identificar comportamentos fora do padrão, ajudar na prevenção de fraudes e garantir mais controle sobre quem acessa o quê. Entenda!
Dificuldade em encontrar profissionais especializados
Encontrar gente qualificada para lidar com dados e tecnologia não é tarefa fácil. A concorrência por talentos é grande, e nem sempre dá tempo – ou orçamento – para formar uma equipe interna.
Então, IA e a ciência de dados ajudam automatizando processos que antes dependiam de muitas pessoas. Um bom exemplo é a criação de um chatbot, que pode passar a resolver chamados internos sem precisar de intervenção humana.
Ou seja, o chatbot é como um atendente virtual que nunca dorme, aprende com cada interação e responde rápido, tudo com base em dados.
Evolução tecnológica acelerada
O mundo da tecnologia evolui rápido. Ferramentas novas, atualizações, ameaças cibernéticas… é muita coisa para acompanhar. Felizmente, ciências de dados e IA aprendem com o tempo. Assim, sua empresa pode se adaptar de forma natural às mudanças, sem precisar recomeçar do zero a cada nova tendência.
Sistemas legados e integração de dados
Muitas empresas, principalmente as que já têm anos de estrada, usam sistemas diferentes que não conversam entre si. Isso resulta em informações espalhadas e tempo perdido tentando cruzar dados.
Logo, tecnologias como IA e ciências de dados conseguem conectar e organizar dados de várias fontes, transformando tudo em insights acessíveis.
Como a Mosten transforma dados em decisões
Como você acompanhou, ciência de dados e inteligência artificial vieram para transformar como as empresas pensam, decidem e crescem. Em um mercado cada vez mais rápido e competitivo, usar dados com estratégia é o caminho para evoluir com segurança e se destacar.
Porém, na Mosten, entendemos que tecnologia sozinha não resolve. Por isso, oferecemos muito mais do que soluções técnicas: oferecemos uma jornada estratégica de crescimento, adaptada à realidade e aos objetivos do seu negócio. Quer saber como isso funciona na prática? Entre em contato!