As decisões financeiras que você toma agora podem moldar o futuro da sua organização. Então, como tomar as decisões certas para que tudo aconteça sem surpresas? A resposta está em dois conceitos: CAPEX e OPEX.

Por exemplo, suponha que a sua empresa esteja em um momento onde a transformação digital se tornou uma prioridade. Você sabe que deve investir em novos sistemas e equipamentos, mas também precisa que a operação diária continue fluindo sem problemas.

Esse dilema costuma ocorrer com negócios que enfrentam dificuldades para manter seus processos ágeis e inovadores. Isto é, a equipe de TI sabia que precisava investir em novos servidores e equipamentos (o famoso CAPEX). Porém, também precisava lidar com os custos diários de manutenção, suporte e atualizações contínuas (o OPEX).

O desafio era como equilibrar esses dois lados, já que ambos os custos são importantes. Então, quer saber como encontrar o equilíbrio ideal entre CAPEX e OPEX e outras informações relevantes sobre o assunto? Continue a leitura!

  • O que é CAPEX?
  • O que é OPEX?
  • CAPEX x OPEX: qual a diferença?
  • CAPEX e OPEX em TI: qual é o impacto na transformação digital?

O que é CAPEX?

CAPEX (Despesas de Capital) é o dinheiro que uma empresa investe em bens duráveis e importantes para o crescimento e a melhoria das suas operações. 

Ou seja, se a sua corporação fosse uma máquina, o CAPEX seria o “lubrificante” necessário para as peças principais estarem sempre atualizadas e em bom estado.

O que está incluído no CAPEX?

O CAPEX inclui investimentos voltados para ativos que vão trazer benefícios a longo prazo, como:

Qual é o objetivo do CAPEX?

O objetivo principal do CAPEX é aumentar a capacidade da empresa de produzir, expandir suas operações ou modernizar sua infraestrutura. Para entender melhor, vamos supor que sua empresa precise de novos servidores para apoiar a expansão do sistema digital. Esse tipo de gasto entra como CAPEX.

Isto é, como gestor, você precisa de investimentos que tragam retornos a longo prazo, sem comprometer a saúde financeira da empresa. É como se você tivesse que escolher entre investir no futuro ou manter as operações atuais funcionando. Assim, o CAPEX permite fazer ambos: operar no presente enquanto prepara a estrutura para o futuro.

O que é OPEX?

OPEX, ou despesas operacionais, é tudo aquilo que a empresa precisa desembolsar de forma recorrente para manter suas atividades funcionando no dia a dia. Em outras palavras, são os custos que garantem que a operação continue girando com eficiência, segurança e agilidade.

O que está incluído no OPEX?

  • Pagamentos mensais de softwares e serviços em nuvem;
  • Salários e encargos da equipe de TI;
  • Serviços de manutenção e suporte técnico;
  • Atualizações de sistemas e infraestrutura;
  • Energia, internet e outros custos operacionais contínuos.

Ou seja, não estamos falando de grandes aquisições, mas sim dos custos rotineiros que mantêm tudo funcionando sem travar. Quer dizer, pense em um carro de corrida. Mesmo se você comprar o melhor modelo (CAPEX), sem combustível e manutenção constantes (OPEX), ele nunca vai cruzar a linha de chegada. Entende?

CAPEX x OPEX: qual a diferença?

Se você está no dia a dia da gestão de uma empresa – como na área de tecnologia – já ouviu falar em CAPEX e OPEX. Mas qual a diferença entre eles?

CAPEX

O CAPEX representa os investimentos de longo prazo da empresa. Ou seja, aqueles gastos maiores, feitos com a intenção de melhorar ou expandir a operação. 

Dá para pensar assim: CAPEX é como adquirir um novo servidor físico para armazenar dados internamente.comprar uma casa. O valor investido é alto, mas a ideia é usar e aproveitar por muitos anos.

OPEX

Já o OPEX é o oposto: são as despesas do dia a dia que mantêm tudo funcionando BEM. Por exemplo, pagamento de serviços em nuvem e consultoria de TI.

Dessa maneira, CAPEX é como comprar o carro. Já o OPEX é abastecer, trocar o óleo e manter ele rodando. Sem um, o outro não faz sentido. Isso porque, investimento sem manutenção não rende, e manutenção sem estrutura também não segura o tranco.

Então, em vez de ver os CAPEX e OPEX como vilões, enxergue-os como aliados do planejamento que podem trabalhar juntos. Por exemplo:

  • se você precisa de algo para expandir ou modernizar, CAPEX é o jeito certo de investir;
  • caso a prioridade seja manter a operação fluindo bem e melhorar a eficiência no dia a dia, OPEX é o caminho.

CAPEX e OPEX em TI: qual é o impacto na transformação digital?

O CAPEX é o combustível para o crescimento digital. Ele permite que você construa a base tecnológica necessária para novos projetos e inovações. Sem ele, fica difícil acompanhar as mudanças rápidas que o mundo digital exige.

Enquanto isso, o OPEX é o que mantém a engrenagem funcionando. Com ele, suas tecnologias, já implementadas, estão sempre operando com a máxima eficiência, evitando falhas comprometam a experiência do cliente ou a produtividade da equipe.

É preciso equilibrar esses tipos de despesas. Se você investe em uma nova plataforma de e-commerce (CAPEX), também aloque um orçamento para os custos operacionais, como manutenção, atualizações e suporte técnico (OPEX). 

Otimize os investimentos em CAPEX E OPEX com a Mosten

Como visto, CAPEX prepara sua empresa para o futuro, enquanto OPEX garante que tudo funcione bem no presente. Um completa o outro e encontrar o equilíbrio entre eles é o que permite crescer com consistência, sem travar a operação ou comprometer o caixa.Quer saber como planejar melhor esses investimentos e extrair o máximo valor da sua estrutura de TI? A Mosten pode ajudar. Fale com nossos especialistas e descubra soluções inteligentes para otimizar seus custos de CAPEX e OPEX com eficiência e segurança.